Posso vender imóvel hipotecado? Em algum momento da vida, os proprietários de imóveis já devem ter feito esta pergunta, principalmente se o seu imóvel estiver comprometido com dívidas. Algumas regras devem ser cumpridas para não comprometer todo o processo.
Cuidados ao vender imóvel hipotecado
A hipoteca é quando o imóvel é colocado como garantia de empréstimo com juros baixos, e com prazo mais longo. Se o clientes não pagar a dívida, o banco pode entrar na Justiça para ter o direito sobre o bem hipotecado.
Mesmo que a pessoa esteja devendo, ela pode utilizar o imóvel para moradia normalmente, após a dívida ser quitada, a hipoteca pode ser liberada. Se o cliente não conseguir pagar toda a dívida, o imóvel deverá ser colocado à venda.
O valor da venda deve ser cedido ao credor como pagamento, atualmente, o mercado imobiliário utiliza a alienação fiduciária, que tem se mostrado ser bem mais vantajosa do que a hipoteca. Para que a hipoteca possa ser validada, é necessário realizar o registro no Cartório de Registro de Imóveis.
Com relação ao imóvel hipotecado, um dos cuidados que se deve ter é contratar um seguro contra inadimplência. Dessa forma, o credor será garantido se o devedor não conseguir quitar as amortizações. Mesmo que deixe o valor das parcelas mais caras, este seguro poderá nos proteger em caso de instabilidade financeira.
Assim que for paga a última parcela, o credor deve solicitar a autorização de baixa de hipoteca, que deve ser registrado no Cartório de Registro de Imóveis. Dessa maneira, o imóvel pode ser liberado da garantia de imóveis.
Como financiar imóvel hipotecado?
Para ser considerado uma hipoteca, o vendedor e o comprador deverão se dirigir a uma agência da Caixa, para demonstrar interesse pela compra do imóvel. Como de costume, a Caixa irá realizar todo o processo burocrático ao cliente.
Se houver a liquidação das parcelas, será realizado um novo contrato no nome do vendedor, sendo assim, a Caixa então deve encerrar o contrato antigo, e quita o saldo devedor, emprestando apenas o dinheiro restante.
Após a liquidação do saldo devedor, o vendedor deve receber a diferença, que equivale ao valor da venda menos o valor da quitação, que era o débito do banco.
Peça auxílio a uma imobiliária
Em cidades como o Rio de Janeiro, na maioria das vezes não compensa realizar todo esse procedimento de compra e venda sozinho, além de dar dor de cabeça, o resultado pode não ser o esperado. Nossa equipe disponibiliza serviços online e totalmente seguros para clientes que desejam comprar ou vender.
Nós passamos orientações quanto à documentação, impostos, e também vistorias de imóveis, tudo para tornar o processo mais simples e menos burocrático. Não há necessidade de se deslocar, pois o ambiente é 100% online, até mesmo o agendamento das visitas.
Realizamos tudo o que diz respeito às transações imobiliárias, e os clientes não precisam passar por filas longas e demoradas dentro dos Cartórios.
Conclusão
Posso vender imóvel hipotecado? Se estiver tudo dentro da lei, sim é possível vender imóvel alienado/hipotecado. Conheça nossa plataforma e cadastre seu imóvel com segurança, ou se preferir pode buscar um imóvel no Rio de Janeiro para realizar uma visita, e quem sabe fechar negócio.