Vender Imóvel Hipotecado – O Que Preciso Saber?

Vender Imóvel Hipotecado – O Que Preciso Saber?

Posso vender imóvel hipotecado? Em algum momento da vida, os proprietários de imóveis já devem ter feito esta pergunta, principalmente se o seu imóvel estiver comprometido com dívidas. Algumas regras devem ser cumpridas para não comprometer todo o processo.   

Cuidados ao vender imóvel hipotecado

A hipoteca é quando o imóvel é colocado como garantia de empréstimo com juros baixos, e com prazo mais longo. Se o clientes não pagar a dívida, o banco pode entrar na Justiça para ter o direito sobre o bem hipotecado.

Mesmo que a pessoa esteja devendo, ela pode utilizar o imóvel para moradia normalmente, após a dívida ser quitada, a hipoteca pode ser liberada. Se o cliente não conseguir pagar toda a dívida, o imóvel deverá ser colocado à venda. 

O valor da venda deve ser cedido ao credor como pagamento, atualmente, o mercado imobiliário utiliza a alienação fiduciária, que tem se mostrado ser bem mais vantajosa do que a hipoteca. Para que a hipoteca possa ser validada, é necessário realizar o registro no Cartório de Registro de Imóveis. 

Com relação ao imóvel hipotecado, um dos cuidados que se deve ter é contratar um seguro contra inadimplência. Dessa forma, o credor será garantido se o devedor não conseguir quitar as amortizações. Mesmo que deixe o valor das parcelas mais caras, este seguro poderá nos proteger em caso de instabilidade financeira. 

Assim que for paga a última parcela, o credor deve solicitar a autorização de baixa de hipoteca, que deve ser registrado no Cartório de Registro de Imóveis. Dessa maneira, o imóvel pode ser liberado da garantia de imóveis. 

Como financiar imóvel hipotecado?

Para ser considerado uma hipoteca, o vendedor e o comprador deverão se dirigir a uma agência da Caixa, para demonstrar interesse pela compra do imóvel. Como de costume, a Caixa irá realizar todo o processo burocrático ao cliente. 

Se houver a liquidação das parcelas, será realizado um novo contrato no nome do vendedor, sendo assim, a Caixa então  deve encerrar o contrato antigo, e quita o saldo devedor, emprestando apenas o dinheiro restante. 

Após a liquidação do saldo devedor, o vendedor deve receber a diferença, que equivale ao valor da venda menos o valor da quitação, que era o débito do banco. 

Peça auxílio a uma imobiliária 

Em cidades como o Rio de Janeiro, na maioria das vezes não compensa realizar todo esse procedimento de compra e venda sozinho, além de dar dor de cabeça, o resultado pode não ser o esperado. Nossa equipe disponibiliza serviços online e totalmente seguros para clientes que desejam comprar ou vender

Peça auxílio a uma imobiliária

Nós passamos orientações quanto à documentação, impostos, e também vistorias de imóveis, tudo para tornar o processo mais simples e menos burocrático. Não há necessidade de se deslocar, pois o ambiente é 100% online, até mesmo o agendamento das visitas. 

Realizamos tudo o que diz respeito às transações imobiliárias, e os clientes não precisam passar por filas longas e demoradas dentro dos Cartórios. 

Conclusão 

Posso vender imóvel hipotecado? Se estiver tudo dentro da lei, sim é possível vender imóvel alienado/hipotecado. Conheça nossa plataforma e cadastre seu imóvel com segurança, ou se preferir pode buscar um imóvel no Rio de Janeiro para realizar uma visita, e quem sabe fechar negócio. 

Deixe seu e-mail e receba conteúdos antes de todo mundo =>>>

Deixe seu e-mail e receba conteúdos antes de todo mundo =>>>

Posts relacionados

Porque Alguns Imóveis Não Aceitam Financiamento

Porque Alguns Imóveis Não Aceitam Financiamento?

Porque alguns imóveis não aceitam financiamento? Vamos mostrar aqui, uma pequena relação de imóveis que não podem ser financiados. O mercado imobiliário é muito complexo,