Posso Vender Imóvel Comprado com FGTS?

Posso Vender Imóvel Comprado com FGTS?

Posso vender imóvel comprado com FGTS? Quem possui um imóvel nestas condições, já fez esta pergunta ao menos uma vez. O FGTS não impede a venda do imóvel, no entanto, você precisa observar alguns pontos importantes para evitar alguns transtornos e possíveis dores de cabeça.

Regras para uso do FGTS de acordo com CEF

Segundo a Caixa Econômica Federal, existem algumas regras para a utilização do FGTS para a compra da casa própria, essas regras existem para evitar fraudes, e fazer com que o dinheiro seja realmente destinado à compra de imóveis.

O FGTS não deve ser utilizado para compra de material de construção, para isso já existe o Construcard da Caixa Econômica. No site da CEF não há impedimento de venda de imóvel que foi adquirido com FGTS, a não ser que o imóvel esteja hipotecado, com dívidas com a prefeitura do município, ou alguma outra ação que impede sua venda perante a lei.

Segundo as regras do banco, este benefício pode ser utilizado na amortização das parcelas, ou apenas para pagar a entrada se o valor não for muito alto. Com o uso desse recurso, os juros podem cair significativamente, o que é muito bom para o trabalhador.

Para ter direito de utilizar o benefício, o trabalhador mesmo que tenha uma alta quantia guardada, deve atender os seguintes requisitos:

  • Ter pelo menos 3 anos de lançamentos;
  • Não deve ter outro financiamento lançado no Sistema Financeiro de Habitação;
  • Não pode ter imóvel próprio na cidade em que reside ou trabalha;
  • Para utilizar o FGTS na quitação das parcelas, as mesmas devem estar em dia.

O Governo Federal é muito rígido quanto ao uso deste benefício, por isso, antes de utilizá-lo é importante procurar a Caixa para pedir maiores esclarecimentos e aproveitar o recurso da melhor maneira possível.

Que imóveis podem ser financiados com FGTS?

Posso vender imóvel comprado com FGTS - FinanciamentoPara que o FGTS possa ser utilizado, há algumas regras relacionadas aos imóveis, que o futuro comprador deve saber, veja algumas dessas regras, e averigue se o imóvel que deseja comprar atende a esses requisitos:

  • O imóvel deve estar em áreas urbanas, e somente será utilizado para fins residenciais;
  • Devemos comprar o imóvel apenas para moradia, e quem deve fazer isto é o titular;
  • Se o imóvel for um terreno ou estiver em construção, não atende às exigências da Caixa;
  • Antes de usar este benefício, será realizada uma vistoria no imóvel. 

O futuro comprador é quem deve se encarregar de checar informações como documentação, a análise do imóvel, e claro observar se o valor está dentro dos padrões do mercado. Antes de responder totalmente a sua pergunta: Posso vender imóvel comprado com FGTS? – saiba que para imóveis que são de propriedade da Caixa, é possível comprá-los de 4 formas, veja quais são:

  • Leilão;
  • Licitação fechada;
  • Licitação aberta;
  • Venda on-line. 

A própria Caixa é quem recomenda o uso do FGTS para a compra de imóveis, pois este permite financiar até 80% do valor do imóvel, dependendo do saldo que o cliente tiver na conta. Devemos lembrar que, neste caso as condições devem ser válidas apenas para SBPE e PRÓ-COTISTA.

Se o imóvel for em condomínio, as contas como água, luz telefone e IPTU devem estar em dia, para que o futuro proprietário possa ter o direito de comprar o imóvel. Os imóveis da Caixa são registrados em seu nome,  mediante escrituração realizada no Cartório de Imóveis.

É permitido um período de carência de 6 meses, neste tempo não são cobradas as parcelas de amortização, somente os encargos, devido a isso, os clientes devem se planejar para deixar seu financiamento em dia. O  financiamento não pode ultrapassar um comprometimento de 30% de sua renda.

Cuidados com  a venda de imóveis

Tenha sempre o acompanhamento de um corretor de imóveis, principalmente para investigar informações como documentação, valor correto do imóvel, e ainda ter certeza de que o imóvel está adequado para uso, ou seja, se não há problemas relacionados à vazamento, parte elétrica e hidráulica da casa ou do apartamento, etc.

O corretor também é responsável por checar sobre os impostos e taxas que deverão ser pagas, para que a escritura da casa possa ser feita sem impedimento algum. Um possível comprador também jamais deve se esquecer de fazer uma avaliação financeira rigorosa.

Uma parcela de uma casa, por menor que seja, pode comprometer toda a renda familiar, e devido a isso, é que os especialistas recomendam reunir  a família para analisar qual a melhor saída para poder adquirir uma casa.

Como o sonho é da família toda, pai, mãe e filhos devem contribuir para que seus sonhos sejam realizados, mas nunca deve comprometer seu orçamento, que já possui despesas que vem todo mês, como água, luz e telefone, por exemplo.

Muita cautela com propagandas muito atraentes, se não for comprar direto com a Caixa, procure saber quem é o anunciante, e analise se não há reclamações a respeito do mesmo, como estelionato, que é um crime muito comum no Brasil.

Caso perceba alguma irregularidade com relação à imobiliária que pretende contratar, faça uma denúncia ao PROCON, e nunca feche negócio, se houver uma financeira como intermediadora esta deverá ser comunicada imediatamente.

Mesmo que o imóvel seja feito de madeira, é possível utilizar o FGTS para seu financiamento, é possível inclusive adquirir até uma casa pré-fabricada. Respeite as regras de uso do FGTS para não ser barrado(a) pela financeira e conseguir assinar o contrato de sua futura casa.

Agentes financeiros do SFH

Vender imóvel comprado com FGTS - Agentes financeiros do SFHSomente para que a população possa tomar conhecimento, o SFH (Sistema Financeiro de Habitação) pode ter como agentes os bancos, a Caixa Econômica, as sociedades de crédito imobiliário, associações de poupança de empréstimo, etc.

Para que essas instituições possam funcionar, é importante que elas tenham CNPJ com sede própria, e que tenham autorização do Banco Central, e assim possam comercializar seus produtos por todo o país. O SFH é quem regulamenta as regras para financiamento de imóveis de todo o país, inclusive as que são estabelecidas pela Caixa Econômica Federal.

Conclusão – Posso vender imóvel comprado com FGTS?

Sim, desde que o mesmo se encaixe em todas as regras citadas acima. Para agilizar a venda, não deixe de cadastrar o seu imóvel aqui em nosso site, atendemos toda a região do Rio de  Janeiro. Seja para anunciar ou comprar, cuidamos de todas as etapas burocráticas para que nossos clientes se preocupem apenas em fechar bons negócios!

Deixe seu e-mail e receba conteúdos antes de todo mundo =>>>

Deixe seu e-mail e receba conteúdos antes de todo mundo =>>>

Posts relacionados

Porque Alguns Imóveis Não Aceitam Financiamento

Porque Alguns Imóveis Não Aceitam Financiamento?

Porque alguns imóveis não aceitam financiamento? Vamos mostrar aqui, uma pequena relação de imóveis que não podem ser financiados. O mercado imobiliário é muito complexo,

Compare anúncios

Comparar