Posso Vender Imóvel Alugado? Tire Suas Dúvidas Agora!

Posso Vender Imóvel Alugado? Tire Suas Dúvidas Agora!

Posso vender imóvel alugado? Esta é a dúvida de muitas pessoas que são locatárias e proprietários, afinal, nem todo mundo sabe como proceder na hora de vender um imóvel que está alugado. Para não cometer injustiças, o correto é procurar um profissional especialista em direito imobiliário. 

Saiba o que fazer com imóvel alugado

Segundo a Lei do Inquilinato, o direito de preferência é sempre do inquilino, ou seja, neste caso o proprietário deve vender o imóvel para seu locatário, mas deve ter igualdade de condições entre as partes interessadas. 

A lei prevê que, seja para o inquilino ou para algum terceiro adquirentes, as condições devem ser as mesmas, e não pode ter nenhum tipo de privilégio para nenhuma das partes. Veja o que diz o artigo 27 da lei 8.245/91:

No caso de venda, promessa de venda, cessão ou promessa de cessão de direitos ou dação em pagamento, o LOCATÁRIO tem preferência para adquirir o imóvel locado, em igualdade de condições com terceiros, devendo o LOCADOR dar – lhe conhecimento do negócio mediante notificação judicial, extrajudicial ou outro meio de ciência inequívoca.

Qual o prazo para notificar sobre a venda do imóvel?

O proprietário deve informar o quanto antes a proposta recebida, e nessa proposta devemos incluir todas as informações úteis, como por exemplo: 

  • Condições do negócio;
  • Informações sobre preço, prazo;
  • Forma de correção.

A Lei do Inquilinato também diz que, o inquilino tem até 30 dias para se manifestar sobre a compra do imóvel. Recomenda-se realizar uma notificação cartorial, que é mais ágil e econômica. Este documento é de fé pública, e é reconhecido pela justiça brasileira. Veja o que informa o artigo 28 a respeito do prazo: 

“O direito de preferência do locatário caducará se não manifestada, de maneira inequívoca, sua aceitação integral à proposta, no prazo de trinta dias.”

O que fazer se o locador desiste do negócio?

Caso aconteça de o locador desistir de realizar a compra, mesmo tendo notificado o locatário, haverá uma indenização de perdas e danos, que tem por objetivo evitar o abuso de direito do locador, que pode apresentar uma intenção de obter um possível despejo. Saiba o que cita o artigo 29: 

Art. 29. Ocorrendo aceitação da proposta, pelo locatário, a posterior desistência do negócio pelo locador acarreta, a este, responsabilidade pelos prejuízos ocasionados, inclusive lucros cessantes.”

Como proceder caso o locatário não seja notificado?

Como proceder caso o locatário não seja notificadoSe o inquilino não obter seu direito de preferência conforme determina a lei, este pode conquistar judicialmente a adjudicação do imóvel locado, no entanto, este deve atender a alguns requisitos, como por exemplo:

  • Respeitar o prazo de 6 meses para requerer;
  • Depositar em juízo o valor das despesas, incluindo escrituras;
  • No contrato de locação deve constar o número da matrícula do imóvel.

Quando o inquilino não atende a nenhum dos requisitos, este perde o direito de comprovar judicialmente os danos pela venda do imóvel sem ser notificado. 

Conclusão – Posso Vender Imóvel Alugado?

Posso vender imóvel alugado? Sim, caso tenha imóvel para vender e não tem tempo de ir até a uma imobiliária na cidade do Rio de Janeiro, não se preocupe, nosso serviço é 100% online, basta cadastrar agora mesmo o seu imóvel ou agendar uma visita de um de nossos Especialistas, cuidaremos pessoalmente da divulgação, venda e todos processos chatos e burocráticos até a venda do seu imóvel.

Aguardamos o seu contato!

Deixe seu e-mail e receba conteúdos antes de todo mundo =>>>

Deixe seu e-mail e receba conteúdos antes de todo mundo =>>>

Posts relacionados

Porque Alguns Imóveis Não Aceitam Financiamento

Porque Alguns Imóveis Não Aceitam Financiamento?

Porque alguns imóveis não aceitam financiamento? Vamos mostrar aqui, uma pequena relação de imóveis que não podem ser financiados. O mercado imobiliário é muito complexo,

Compare anúncios

Comparar