Prós e Contras do novo financiamento imobiliário atrelado ao IPCA!

Prós e Contras do novo financiamento imobiliário atrelado ao IPCA!

No último mês de agosto, foi divulgado pela Caixa Econômica Federal as novas taxas de juros para o financiamento imobiliário atrelado ao IPCA. Mas o que muda para os compradores? Quais os prós e contras de ter um financiamento indexados a inflação? É justamente o que veremos a seguir:

Financiamento imobiliário atrelado ao IPCA – Prós 

* Redução da Primeira Parcela

No financiamento imobiliário atrelado ao IPCA, o valor da prestação inicial cai praticamente pela metade. No caso de um financiamento com uma taxa mais cara de 4,5%, a queda seria de até 35%.

Já para contatos com uma taxa mais baixa de 2,95% a redução da prestação Inicial pode chegar até 51%. Vale a pena lembrar que nesse caso vai depender do relacionamento do banco com o cliente.

* Menor renda exigida

De acordo com Emilio fugazza, diretor financeiro da Incorporadora Eztec, “um grande benefício dessa nova linha de crédito, é que – como a parcela inicial mais baixa, a Caixa Econômica Federal tende a exigir uma renda um pouco menor, isso vai facilitar que novas pessoas consigam obter o empréstimo com mais facilidade e comprar imóveis com valores mais altos”.

* Mais ofertas de créditos surgirão no mercado

Outra grande vantagem do financiamento imobiliário atrelado ao IPCA é o fato de que irão surgir novos bancos anunciando linhas de créditos semelhantes a esta modalidade, o que vai aumentar cada vez mais as opções de crédito para os clientes.

* Mais opções de bons imóveis

Com o aumento de ofertas para o crédito imobiliário, a tendência é um crescimento significativo na indústria da construção civil. Segundo os especialistas, essa nova linha de crédito da Caixa, terá um impacto significativo na economia do país, aumentando os lançamentos de novos empreendimentos e possibilitando aos compradores boas opções de imóveis.

Financiamento imobiliário atrelado ao IPCA – Contras

Financiamento imobiliário atrelado ao IPCA - Contras

* No final do contrato a dívida será bem maior

De acordo com um estudo realizado pela JP Morgan que analisou os impactos dessa nova linha de crédito para o comprador final, a tendência é que no final do contrato a dívida seja bem maior em comparação aos contratos que são corrigidos pela TR que atualmente está zerada.

* O risco Fica por conta do comprador

Embora o financiamento imobiliário atrelado ao IPCA tem as suas vantagens, ainda assim o comprador deve ter ciência que assumirá algum risco.

Com a incerteza da nossa economia, caso a inflação dispare, automaticamente as parcelas do financiamento irão disparar juntas. O risco fica totalmente por conta do comprador.

Em resumo

Nesse momento a nova linha de crédito da Caixa Econômica atrelado ao IPCA é uma ótima oportunidade de adquirir o seu imóvel com parcelas mais baixas.

Por se exigir uma uma renda menor, as opções de crédito são mais acessíveis inclusive para imóveis mais caros. Se você pretende financiar um imóvel atrelado ao IPCA, é de extrema importância ficar atento ao valor das parcelas + juros.

Antes de fechar qualquer tipo de contrato, é bom fazer uma boa análise todas as possibilidades, é importante levar em consideração fatores externos como alteração na renda da família, saúde, desemprego, entre outros.

Deixe seu e-mail e receba conteúdos antes de todo mundo =>>>

Deixe seu e-mail e receba conteúdos antes de todo mundo =>>>

Posts relacionados

Porque Alguns Imóveis Não Aceitam Financiamento

Porque Alguns Imóveis Não Aceitam Financiamento?

Porque alguns imóveis não aceitam financiamento? Vamos mostrar aqui, uma pequena relação de imóveis que não podem ser financiados. O mercado imobiliário é muito complexo,