Dicas de Como Usar o FGTS para Comprar Imóveis?

Dicas de Como Usar o FGTS para Comprar Imóveis?

Como Usar o FGTS para Comprar Imóveis? Esta é uma dúvida muito comum, principalmente entre aqueles que não possuem experiência com a compra de imóveis. Mas, saiba que é possível sim utilizar o FGTS para comprar imóveis, é o que vamos ver agora neste artigo.

Regras ao usar o FGTS para comprar imóveis

Conquistar sua casa própria é o sonho de todo o trabalhador brasileiro, e hoje em dia este sonho já não é mais impossível, já que há muitas facilidades para quem deseja  ter um bem como este. Atualmente, além do FGTS, encontramos ainda boas taxas de financiamento e o “Minha Casa, Minha Vida”.

Muitos especialistas recomendam o uso do FGTS apenas para a compra de imóveis, pois esta pode ser uma opção muito mais vantajosa do que pedir um empréstimo com juros altos. Podemos utilizar este recurso para adquirir imóveis em construção para investimento, ou simplesmente para residência.

Devemos saber antes de tudo, que o Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço nada mais é do que os valores que são depositados por empregadores em contas específicas na Caixa Econômica Federal. Este montante é depositado mensalmente, e equivale a 8% dos vencimentos que constam na folha do trabalhador.

O Fundo foi criado no ano de 1966, e atualmente, pode ser utilizado para diversas finalidades, incluindo a compra da casa própria. Procure saber quais são as exigências do banco para que o Fundo possa liberado para esta finalidade.

Somente o trabalhador que foi mandado embora sem justa causa é que pode ter o direito de sacar o benefício com as documentações em dia. Para conseguir financiar o imóvel, este deve cumprir alguns requisitos que a Caixa exige.

Como por exemplo, o imóvel deve ser em área urbana, e o comprador não poderá ter imóvel financiado ou comprado, em seu local de moradia ou trabalho.

Quando o FGTS deve ser utilizado?

Super Dicas de Como Usar o FGTS para Comprar ImóveisExistem algumas situações que a legislação trabalhista autoriza o uso do FGTS para cobrir algum tipo de gasto que seja necessário, veja a seguir alguns exemplos de situação onde podemos aplicar o dinheiro:

Compra e construção de imóvel

Com o dinheiro que foi liberado para o trabalhador, é possível construir ou mesmo comprar um imóvel, desde que, este atenda às exigências da CEF e ainda esteja com suas documentações e multas em dia. Há também, a possibilidade de quitar parte do valor do imóvel ou o total, dependendo do valor que o cliente possa ter em sua conta.

Use na amortização do saldo devedor

O benefício pode ser utilizado para diminuir o saldo devedor, caso o financiamento seja realizado por meio de SFH, este procedimento pode ser feito sem problema algum, devemos lembrar que é necessário consultar as condições com o banco sempre.

Pague uma parte do valor das prestações

Se pretende deixar seu orçamento em dia, o FGTS pode te ajudar. Se o financiamento está dentro do Sistema Financeiro de Habitação, o cliente consegue reduzir o valor das parcelas em até 80%, num prazo de até 12 meses, o que faz com que o benefício seja atraente.

Nunca utilize FGTS para pagar bens de familiares, ou mesmo para a compra de materiais de construção, a Caixa disponibiliza outros meios para quem necessitar de materiais para reforma de casa ou apartamento.

O recurso também não pode ser utilizado para a compra de terrenos que ainda estão em construção, o dinheiro deve ser útil apenas para imóveis que já estão prontos para morar. Fique atento(a), para não ter seu direito negado, não esqueça de pedir informações a respeito de documentação.

Quais taxas são cobradas para liberação do FGTS?

Quando nos referimos a imóveis, sempre existem taxas para serem pagas, e com o FGTS não é diferente. Até para ser liberado, há uma taxa que deve ser paga. Neste caso, devemos ficar de olho nas taxas de administração e ainda com a taxa de Intermediação do FGTS.

Esses valores podem ser consultados no próprio site da Caixa, e é primordial que os clientes façam essa consulta para não serem surpreendidos com a despesa extra. Antes de fazer um financiamento, verifique quais são as taxas que devem ser pagas para não atrapalhar seu  orçamento.

Faça vistoria do imóvel

Sempre vamos recomendar que seja feito uma vistoria do imóvel, para fazer este procedimento da maneira correta, o banco deve encaminhar um engenheiro ou um arquiteto de confiança e que tenha o CREA do seu estado de origem.

Durante a vistoria, os clientes já devem deixar separado toda a documentação, tanto para o lado do comprador como para o vendedor, ambos devem apresentar a documentação pessoal e do imóvel. O banco deve fazer uma análise para saber se a documentação é válida e verídica.

Somente o vendedor deve utilizar o dinheiro liberado, essa prática existe para evitar uma possível fraude, pois como sabemos existem alguns casos de fraudes envolvendo o FGTS e por isso, a Caixa é muito exigente na hora de liberar este tipo de recurso.

Conheça o serviço imobiliário online no Rio de Janeiro

Conheça o serviço imobiliário online no Rio de JaneiroNo Rio de Janeiro, o carioca tem acesso a um dos melhores serviços imobiliários do país, para comprar ou vender imóveis em bairros como Barra da Tijuca, Jacarepaguá, e toda a zona sul do Rio. Em uma única taxa, os clientes podem ter acesso a serviços como acompanhamento de visitas presenciais, negociação online, e até a liberação de financiamento.

Tudo para proporcionar conforto para o cliente, e este ainda não precisa pegar enormes filas em cartórios, o que sabemos que no Brasil lidar com a legislação é muito desgastante. Os clientes podem comprar ou anunciar imóveis sem ter que sair de casa. Atendemos proprietários e construtoras que tenham imóveis disponíveis para anunciar.

Ao anunciar, fale a verdade a respeito do imóvel, deixe destacado os benefícios que o imóvel pode trazer para os clientes, e utilize nosso recurso de visualização de 360º graus, para mostrar todos os detalhes necessários para ajudar a fechar o negócio.

Conclusão

Como Usar o FGTS para Comprar Imóveis? Inscreva-se ainda hoje, para poder ter acesso ao nosso portal, tudo do conforto de sua casa com toda a praticidade que os clientes cariocas merecem, e podem ter tudo isso sem sofrer nenhum tipo de dano ou de transtorno.

Deixe seu e-mail e receba conteúdos antes de todo mundo =>>>

Deixe seu e-mail e receba conteúdos antes de todo mundo =>>>

Posts relacionados

Porque Alguns Imóveis Não Aceitam Financiamento

Porque Alguns Imóveis Não Aceitam Financiamento?

Porque alguns imóveis não aceitam financiamento? Vamos mostrar aqui, uma pequena relação de imóveis que não podem ser financiados. O mercado imobiliário é muito complexo,

Compare anúncios

Comparar